Israel matou milhares de crianças em Gaza; por que tanta indiferença?

O que possibilita esse apagamento e o assassinato de crianças com nossa participação ativa e passiva?

Crédito: Crédito Hossam Azam

O que permite que a maioria dos israelenses judeus não fique chocada com o fato de que em cerca de dois meses matamos cerca de 7.000 crianças (um número provisório) com a ajuda de bombas melhoradas dos Estados Unidos?


O que permite que a maioria dos judeus não suspire de horror com a aglomeração de 1,8 milhão ou 1,9 milhão de pessoas em cerca de 120 quilômetros quadrados (46 milhas quadradas), uma "área segura" que está constantemente sendo bombardeada? O que está impedindo esses israelenses judeus de gritar quando ouvem sobre a sede e a fome de 2,2 milhões de civis palestinos e as doenças que se espalham devido à aglomeração, à escassez de água e aos hospitais fora de operação?


O que possibilita esse apagamento e o assassinato de crianças com nossa participação ativa e passiva? Aqui estão algumas respostas:


     • Durante décadas, fomos educados a acreditar que apenas a força militar pode garantir a sobrevivência e a capacidade de florescimento do Estado, ao mesmo tempo em que negamos direitos ao povo palestino.
     • Apagamos qualquer "contexto" – a incitação tornou essa palavra sinônimo de apoio ao Hamas e justificativa de seus horrores.
     • Nós, judeus, assumimos o monopólio do sofrimento causado pela crueldade do Outro.
     • Optamos por não olhar para as imagens insuportáveis de crianças palestinas trêmulas, rostos grisalhos com poeira, sendo resgatadas entre muros de concreto bombardeados. E não há como saber quem tem mais sorte: aquelas crianças ou as que foram mortas.
     • Cada assassinato em massa ou gradual que realizamos contra os palestinos há anos, cada roubo, humilhação e abuso passa por milhares de filtros midiáticos, psicológicos e acadêmicos. O produto peneirado é a nossa convicção de que os palestinianos estão em melhor situação do que os somalis ou sírios, por isso não se devem queixar.
     • Lembramos de cada massacre de israelenses por palestinos. Esquecemo-nos de todos os massacres de palestinianos perpetrados por israelitas.
     • Durante décadas, nos acostumamos a viver confortavelmente enquanto, a cinco minutos de distância, Israel (em outras palavras, nós) demole casas palestinas e constrói para judeus, canaliza água para judeus e faz os palestinos passarem sede. Todo o resto está escrito nos relatórios dos grupos de direitos humanos HaMoked, B'Tselem e Adalah.
     • Há décadas ignoramos o alerta dos palestinos "moderados" de que a contínua tomada de liberdade e terra e a violência dos colonos – assistida pelo Estado e inspirada por sua violência – estreitam os horizontes de seus filhos e geram desespero e fé apenas nas armas e na vingança.
     Abraçamos uma visão de mundo essencialista: os palestinos são terroristas porque é assim que são. Eles nasceram com genes para nos odiar – a descendência do imperador romano Tito e os pogromistas da Revolta Khmelnytsky do Leste Europeu do século 17.
     Estamos convencidos de que somos uma democracia, embora há 56 anos governemos milhões de súditos sem direitos civis, controlando sua terra, dinheiro e economia.
     • Temos um profundo desprezo racista pelos palestinos, que desenvolvemos para justificar, cognitiva e psicologicamente, nosso pisoteio sobre eles.
     • Negamos a história palestina e o enraizamento da existência palestina entre o rio e o mar.
     • O apagamento de Gaza é possível porque, desde 1994, perdemos deliberadamente a oportunidade – que nos foi oferecida pelos palestinos – de abandonar algumas de nossas características como entidade de desapropriação e assentamento e deixá-los ter um Estado em 22% da área a oeste do rio Jordão (incluindo Gaza). Escrevi em julho de 2021 que "em todo o calor da conversa sobre o apartheid, uma dimensão dinâmica, ativa e perigosa dele – o colonialismo dos colonos judeus – tornou-se embotada e embotada.

 

 "De acordo com a ideologia e as políticas do colonialismo dos colonos judeus, os palestinos são supérfluos. Em suma, é possível, válido e desejável viver sem os palestinianos neste país entre o rio e o mar. Sua existência aqui é condicional, dependente de nossos desejos e de nossa boa vontade – uma questão de tempo.
     "A ideologia do 'supérfluo' é um veneno que se espalha especialmente quando o processo de colonialismo dos colonos está no auge. ... O colonialismo dos colonos é um processo contínuo de grilagem de terras, distorcendo fronteiras históricas, remodelando-as e depois expulsando os povos indígenas."


Referi-me ao "supérfluo" dos palestinianos na Cisjordânia e alertei para as intenções de os expulsar. Assumi então que a visão dos habitantes de Gaza como supérfluos bastava para separá-los de seu povo e de suas famílias do outro lado do posto de controle de Erez que separa Gaza do resto da terra (Israel e Cisjordânia).
     Mas agora o "supérfluo" está se refletindo na expulsão, disfarçada de voluntária sob o bombardeio. Isso está se refletindo no apagamento físico dos habitantes de Gaza e nos planos de devolver colonos judeus a Gaza.

AI DELES E AI DE NÓS!

Artigo publicado originalmente no Haaretz.com por Amira Haas

Comentários (0)