Janeiro branco: a saúde mental como ponto de equilíbrio em 2024

Crédito: Divulgação

Finalmente o ano novo chegou e com ele surgem não somente novos desafios, mas também provocações renovadas.

 

É difícil buscar o equilíbrio quando o mundo nos pede para ser proativo e ter alto rendimento, mas também temos que buscar estar bem para gerenciar os diversos aspectos da vida.

 

Nesse sentido, cuidar de sua saúde mental é uma importante ferramenta para promover o bem-estar e apoiá-lo na lida com os desafios durante o ano.

 

Nos começos de ano é comum que busquemos melhores soluções e alternativas para velhos problemas. Somos naturalmente instigados pela sensação de que é necessário nos refazermos e reinventarmos praticamente todos os dias para que não corramos o risco de não sermos mais necessários e ficarmos para trás.

 

Não podemos ‘perder o bonde’ nem ‘deixar a peteca cair’.

 

Ser proativo e de alto rendimento é a ordem do dia. Haja saúde mental para suportar tanta pressão e cobrança!

 

Nesse cenário, tem sido cada vez mais frequente e crescente o número de pessoas com adoecimentos mentais. Estima-se que, no mundo, cerca de um bilhão (1.000.000.000) de pessoas vivem com algum tipo de transtorno mental. E desse total, quatorze porcento (14%) são adolescentes (OMS, 2019).

 

O Brasil é líder no mundo em prevalência de ansiedade patológica. Mais de 26% dos brasileiros já receberam diagnóstico de pelo menos um transtorno de ansiedade (OMS, 2017).

 

Para mudar esse cenário é importante que sejam repensados e modificados vários aspectos sociais, culturais e econômicos, mas também realizadas ações preventivas e de psicoeducação como prioridade, como política de governo. Para tanto, urge a necessidade de criação de mais serviços de saúde com equipes multidisciplinares adequadamente capacitadas em saúde mental, inclusive em unidades básicas de saúde e escolas de ensino infantil.

 

Mas, por falar nisso, você sabe o que é saúde mental?

 

 Você deve imaginar que saúde mental é muito mais que a ausência de doenças mentais, certo? Não? Mais ou menos? Bem, a Organização Mundial de Saúde (OMS) esclarece essa questão ao definir saúde mental como “um estado de bem-estar mental que permite às pessoas lidar com os momentos estressantes da vida, desenvolver todas as suas habilidades, aprender e trabalhar bem, além de contribuir para a melhoria de sua comunidade”.

 

Um conceito bem mais amplo, né? Além disso, existem muitos fatores individuais, sociais e estruturais que a influenciam, tais como os psicológicos e biológicos individuais; as habilidades emocionais; o uso abusivo de substâncias psicoativas; e a genética. Todos esses fatores podem tornar as pessoas mais vulneráveis a certas condições de saúde mental.

 

Por outro lado, os fatores de proteção aumentam a resiliência e ocorrem também ao longo da vida, incluindo habilidades e atributos sociais e emocionais individuais, bem como interações sociais positivas, suporte familiar adequado, educação de qualidade, trabalho decente, segurança alimentar, saneamento básico, bairros seguros e coesão social, dentre outros fatores.

 

Bem! Por esses e muitos outros motivos que precisamos falar sobre esse importantíssimo tema.

 

Para tanto, o mês de janeiro tornou-se uma referência, um marco para reflexão sobre saúde mental, motivo pelo qual passou a contemplar a “Campanha Janeiro Branco”, a qual tem como objetivo difundir uma cultura de cuidado emocional, proporcionando informações e apoio para indivíduos, famílias, instituições e comunidades em geral.

 

Portanto, é importante que você se cuide, pratique autocuidado: adote comportamentos que lhe propiciem sono de qualidade, uma alimentação saudável, prazer nas atividades realizadas e práticas de atividades físicas continuamente, por exemplo.

 

Por outro lado, se você começou a perceber sinais e/ou sintomas persistentes e sugestivos de adoecimento, posto que acarretam uma grande carga de sofrimento e prejuízo em diversos aspectos da sua vida, busque ajuda.

 

Se você percebeu que alguém próximo está assim, ofereça ajuda e encaminhe essa pessoa para um profissional da saúde mental.

 

O contato com pessoas próximas é um importante aspecto para a preservação da saúde mental. Mas, mesmo assim, em algumas situações é importante que você busque um profissional de saúde mental, como um psiquiatra ou um psicólogo, para uma avaliação, acolhimento e acompanhamento do seu quadro.

 

Começar o ano atentando-se à sua saúde mental e buscando maior bem-estar pode ser uma forma de promover a cultura de cuidado emocional consigo e com as pessoas ao seu redor.

 

*Artigo escrito pelas psicólogas integrantes do Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (Napsi), Bárbara Camargo e Janaína Rodrigues Araújo.

Comentários (0)