Comitê da Diversidade Religiosa no TO combaterá intolerância e auxiliará vítimas

Foram empossados os membros do Comitê Estadual de Respeito à Diversidade Religiosa do Estado do Tocantins que trabalharão pelo combate à intolerância e auxiliarão as vítimas

Membros da Comissão
Descrição: Membros da Comissão Crédito: Louise Maria

Em evento realizado na última sexta-feira, 20, membros do Comitê Estadual de Respeito à Diversidade Religiosa do Estado do Tocantins (CEDR-TO), vinculado à Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Diretoria de Direitos Humanos, foram empossados.

 

Na ocasião, representantes de entidades religiosas e instituições públicas do Estado, entre eles Tania Maria Ribeiro Cavalcante, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc); Mirian Tesseroli, da Universidade Federal do Tocantins (UFT); Ricardo Vargas Mora, da Igreja Presbiteriana Independente e; Maria Eugênia Ribeiro Silveira, da Ordem Dominicana; discutiram a importância do Dia Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa, comemorado no último dia 21 de janeiro. 

 

A membro do CEDR-TO e assessora técnica da Seciju, Bárbara Risomar, conta que um dos objetivos do Comitê é criar uma rede de proteção às vítimas de intolerância religiosa. “O Comitê também irá contribuir com atividades de capacitação para servidores públicos e sociedade em geral, além de auxiliar as vítimas a realizarem denúncias”, explica.

 

Vinte entidades, entre órgãos de justiça e segurança pública, órgãos do poder executivo e sociedade civil, assumiram o Comitê Estadual de Respeito à Diversidade Religiosa do Estado do Tocantins para o biênio 2017-2019, e realizarão ações de enfrentamento à discriminação religiosa e proteção às vítimas, além de levar o debate para a comunidade.

 

Ações

Para 2017, o CEDR-TO pretende agregar esforços na promoção do respeito à diversidade religiosa com a realização de oficinas de capacitação, reuniões públicas, estimular a criação de comitês municipais. O Plano de Ação será elaborado na primeira reunião prevista para o mês de fevereiro.

 

Histórico

Embora os membros do Comitê tenham sido empossados na última sexta-feira, 20, o mesmo foi instituído em junho de 2015 e teve sua primeira reunião realizada ainda em 18 de janeiro de 2014 e, desde então, tem desempenhado rodas de conversa, reuniões públicas e reuniões extraordinárias. 

 

(Com informações da Ascom Cidadania e Justiça)

 

Confira aqui relação de titulares e suplentes que atuarão no Comitê Estadual de Respeito à Diversidade Religiosa do Tocantins.

 

 

 

Comentários (0)