O exemplar físico do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Pesse) foi entregue pelo secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, ao presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges nesta quarta-feira, 11. O documento é um instrumento de gestão que define estratégias de enfrentamento à criminalidade, prevenção à violência e garantia de direitos. Construído com a participação de diversas instituições de segurança, o plano é um desdobramento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), do Governo Federal, e atende a exigências do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o que permite o acesso a recursos para ações e políticas na área.
O Plano busca a redução de homicídios, crimes contra o patrimônio, mortes de profissionais de segurança pública e acidentes fatais no trânsito, estabelecendo metas e diretrizes até 2030. O secretário Wlademir Mota destacou a importância da colaboração entre os órgãos para alcançar os objetivos do plano e afirmou que o trabalho integrado entre instituições é importante para a melhoria da segurança e da qualidade de vida no Tocantins.
“A entrega do plano reforça a articulação institucional e visa garantir o sucesso das políticas de segurança pública no Tocantins, alinhando esforços para atingir as metas estabelecidas até o final da década”, destacou o secretário.
Durante o encontro, Diogo Borges manifestou o interesse da ATM em integrar o Conesp e ressaltou a necessidade de maior participação dos municípios no conselho. “Iremos protocolar nosso pedido para que possamos contribuir de maneira efetiva para a melhoria da segurança em todos os municípios do nosso Estado”, pontuou.
O plano também foi entregue nesta terça-feira, 10, ao presidente do Tribunal de Contas do Estado, André Luiz de Matos Gonçalves.
Estiveram presentes na entrega desta quarta-feira, o corregedor-geral da Segurança Pública, Wanderson Chaves de Queiroz, o coronel da Polícia Militar, Marizon Mendes Marques, e o delegado Diego Camargo.
Comentários (0)