Políticas públicas para juventude são tema de debates nesta 6ª em Palmas

Audiência pública acontece no auditório do Memorial Coluna Prestes nesta 6ª, a partir das 8h. Diversos seguimentos da juventude devem participar para discutir ações e políticas públicas.

Evento acontece nesta sexta-feira
Descrição: Evento acontece nesta sexta-feira Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Para promover um debate sobre criação de ações e políticas voltadas para os diversos seguimentos da juventude do estado, a Superintendência de Estado da Juventude da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SeelJ) realiza durante todo o dia desta sexta-feira, 3, uma audiência pública, que acontece no auditório do Memorial Coluna Prestes, em Palmas, com o tema “As várias formas de mudar o Tocantins”.

 

O superintendente da Juventude, Ricardo Ribeirinha destacou que foram convidados para participar dessa audiência toda a sociedade e movimentos sociais que tenham interesse de buscar soluções para a juventude. "Estamos reforçando o convite para todos que desejam unir forças com a gente para buscar soluções para a juventude", afirmou.

 

O foco central do debate será as Conferências Regionais da Juventude, que acontecerão de 4 a 15 de agosto, em seis fases, envolvendo os 139 municípios. Já a Conferência Estadual da Juventude deve acontecer nos dias 04 e 05 de outubro.

 

Segundo o superintendente, todos os conferencistas serão secretários de Governo do Estado. Ele afirmou que esta proposta visa levantar questões de interesse da população com problemas na educação, saúde e outras pastas do Governo.

 

As temáticas que serão discutidas na audiência englobam direito à cidadania, à participação social e política, à diversidade e igualdade, cultura, segurança pública, justiça, profissionalização, à educação, sustentabilidade, meio ambiente e protagonismo juvenil. Durante o evento também serão discutidas a criação do Comitê de Políticas Intersetoriais da Juventude e a reativação do Conselho Estadual de Juventude.

 

Confira a programação da audiência pública:

8h – Abertura - composição da mesa com autoridades

8h20 às 9h - Apresentação da 3º Conferência Estadual da Juventude e Etapas Regionais – Superintendente de Juventude, Ricardo Ribeirinha, com o tema “AS VÁRIAS FORMAS DE MUDAR O TOCANTINS”.

9h às 12h – Mesa redonda com apresentação dos temas da Conferência Estadual e debate entre representantes do poder públicos e dos diversos segmentos de juventude

Direito à cidadania, à participação social e política e o protagonismo juvenil;

Direito ao desporto e ao lazer;

Direito à diversidade e à igualdade;

Direito à comunicação e à liberdade de expressão;

Direito à cultura;

Direito ao território e mobilidade;

Direito à segurança pública e ao acesso à justiça;

Policia Militar

Policia Civil

Direito à profissionalização, ao trabalho e à renda;

Direito à saúde;

Direito à educação;

Direito à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Meio Ambiente-

Corpo de Bombeiros

12h às 14h – Intervalo para almoço 

14h – Discurso - João de Deus Soares Braga (Secretário Executivo da Secretaria de Integração Social e Defesa do Consumidor), com o tema: “Tocantins, um estado moderno”

14:30h às 18:00h – Plenária com os segmentos juvenis

Temas a serem discutidos:

- Conferência Estadual de Juventude- (Mediador - Felipe Albuquerque, gerente de mobilidade e articulação estudantil);

- Conselho Estadual de Juventude –(Mediador- diretor de Juventude, Rivaldo Silva);

- Comitê Intersetorial de Juventude (Mediador – Gerente de Programas e Projetos para a Juventude, Gustavo Gama)

- Construção da carta com os temas propostos para Conferência Nacional.

Comentários (0)