Sob alerta vermelho, Tocantins pode ter fortes chuvas com alagamentos e deslizamentos

O alerta vermelho foi emitido nesta segunda-feira, 15, pelo Instituto Nacional de Meteorologia. A Defesa Civil Estadual pediu cuidado para a população

Crédito: Edu Fortes/Prefeitura de Palmas

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) informou que o Tocantins está sob alerta vermelho para as chuvas até a manhã desta terça-feira, 16. O boletim foi divulgado na tarde desta segunda-feira, 15, comunicando a possibilidade de chuva superior a 60 milímetros por hora, ou 100 milímetros por dia. Conforme o INMET, com esta quantidade, há riscos para alagamentos e transbordamentos de rio e grandes deslizamentos de encostas nas cidades onde existem essas características geográficas.

 

 

“Neste caso, recomendamos a todos que sigam as instruções de segurança recomendadas para esse grau de alerta. É bom que os cidadãos fiquem em áreas que não ofereçam riscos de raios e alagamentos. Procurar sempre um local seguro durante as tempestades e vendavais”, disse o major Alex Matos Fernandes, diretor-executivo da Defesa Civil Estadual.

 

A Defesa Civil Estadual orientou cautela para que a população não fique em áreas de risco, em especial próximas a rios, represas, córregos e riachos; não saia de casa, a não ser que a residência esteja em risco; no trânsito, atentar para o nível da água ao trafegar pelas vias e estradas, primordial não se arriscar. A Defesa ressaltou que “se a água estiver acima da roda do veículo é sinal de que é preciso procurar um local seguro e aguardar o temporal passar”.

 

Segundo o major Matos, as informações serão repassadas para as Defesas Civis Municipais e, “em caso de emergência, ligar para 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 199 (Defesa Civil Estadual)”.

Comentários (0)