Mais de 1,3 milhão de raios foram registrados no Tocantins no primeiro trimestre

Metereologista da Energisa prevê que chuvas no mês de abril podem exceder a média de 200 a 260 mm/mês

Crédito: Divulgação/Energisa

Durante os meses de janeiro a março deste ano, foi registrado um total de 1.325.650 raios no estado do Tocantins. As informações são do Grupo Storm, responsável pelo monitoramento e previsão de eventos climáticos na região, em parceria com a Energisa. Os números apontaram 485.343 descargas atmosféricas em janeiro, 180.394 em fevereiro e 659.913 em março.

 

A meteorologista e consultora da Energisa Tocantins, Dra. Ana Paula Paes, prevê que os acumulados de chuva para abril devem exceder a média histórica, situada entre 200 a 260 mm/mês. Para maio e junho, espera-se que os acumulados permaneçam próximos da média, com 40-60 mm no centro-sul e 80-100 mm no norte do estado.

 

O Gerente de Operações da Energisa Tocantins, Alberto Cunha, ressalta que o Centro de Operação Integrado, localizado em Palmas, realiza o monitoramento em tempo real de todo o sistema elétrico do estado e visa garantir um atendimento contínuo e rápido para os clientes, 24 horas por dia. “Temos um planejamento visando o bem-estar dos clientes, com medidas preventivas e ações efetivas diante dos eventos climáticos. Por meio desse plano, que é estruturado com equipes alocadas em pontos estratégicos em todo o Estado, buscamos manter a qualidade do fornecimento de energia e atender todas as solicitações dentro do prazo, mesmo diante das adversidades climáticas apresentadas”, alertou.

 

Mesmo em um período de estiagem se aproximando, Alberto alerta para a importância de estar vigilante, citando que somente em abril de 2023 foram registradas 391.303 descargas e em maio do mesmo ano 36.531 ocorrências. “Temos previsões de muitas chuvas ainda em abril de 2024, que vão diminuir nos meses subsequentes. Em meio a previsão de redução, não podemos deixar de citar as chuvas torrenciais, que geralmente vêm acompanhadas de raios e ventos fortes, podendo ocasionar a queda de galhos e árvores na rede elétrica. Por isso é sempre importante reforçar dicas de segurança para período como este”, afirmou.

 

Diante de cenários como este, Alberto orienta os clientes a desconectarem eletrodomésticos das tomadas e evitar a utilização de equipamentos que precisem permanecer ligados durante situações climáticas adversas. “É importante lembrar as pessoas a não se aproximarem de galhos ou cabos rompidos em decorrência de quedas de árvores e, em vez disso, acionar imediatamente os Bombeiros ou a própria concessionária, que podem resolver a situação de maneira segura e eficiente. A vida deve estar sempre em primeiro lugar”, concluiu.

 

Recomendações 

 

- Durante as rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores 

- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda 

- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada 

- Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela 

- Não faça manutenções quando estiver chovendo 

- Fique longe de áreas abertas, como campos de futebol. Também mantenha distância de piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados 

- Em caso de situações envolvendo a rede de energia, não se aproxime e entre em contato com a Energisa Tocantins.  

- Para informações ou em caso de acidentes ligue para a Defesa Civil pelo 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193 

 

 


 

Comentários (0)