Pioneiro na área Jurídica do TO, advogado Assis Brandão é enterrado em Goiânia

Presidente da OAB-TO ressalta importância na área jurídica, ex-secretário de Infraestrutura relata convivência desde a infância e deputado estadual fala sobre amizade com advogado...

Dr. Assis Brandão
Descrição: Dr. Assis Brandão Crédito: Reprodução DM

O advogado pioneiro da área jurídica e contábil no Tocantins, Francisco de Assis Brandão, foi enterrado na manhã desta quinta-feira, 23, no cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. Ele havia falecido na última quarta-feira, 22, aos 83 anos e morreu de causas naturais em sua residência na capital de Goiás.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Tocantins, Epitácio Brandão, acompanhou o velório do amigo e colega de profissão. Ele informou ao T1 Notícias que entregou uma homenagem, que seria realizada para Assis Brandão no Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), à família do advogado no momento da despedida. Epitácio falou ainda sobre a história do amigo e ressaltou que ele “faz parte da história jurídica do Tocantins”.

“A OAB iria entregar uma placa em comemoração a seus 50 anos de advocacia no TCE, pois ele era um dos advogados pioneiros aqui do Estado. O Assis era um advogado de formação na área do direito público e eleitoral e advogou aqui no norte do Goiás e prestou seus serviços em praticamente todos os municípios daquela época”, declarou.

Epitácio ressaltou que Assis Brandão deixou um legado para todos os advogados do Tocantins.  “Ele nasceu em Loreto (MA), mas deixou um enorme conhecimento na área de direito público. Eu, por exemplo, trabalhei por 20 anos em um escritório dele antes de montar o meu. É uma perda muito grande. Uma pessoa que trabalhou muito para a criação desse Estado, inclusive foi no escritório dele em Goiânia onde ocorreram várias reuniões sobre a criação do Tocantins”, contou.

 

Amigo de infância

O ex-secretário de Infraestrutura do Estado José Brito Miranda estudou o ginásio na cidade de Porto Nacional e também fez o curso de direito na Universidade Federal de Goiás (UFG) com Assis Brandão. Ele não pode comparecer ao velório do amigo por problemas particulares, mas mandou sua esposa para representá-lo. “Eu mantinha uma relação muito próxima de amizade e de relações políticas com ele. Convivemos juntos por muitos anos. É uma perda lamentável”, destacou.

 

Político no Goiás e no Tocantins

Assis Brandão também teve grande influência na política do Goiás e do Tocantins. O deputado estadual Freire Júnior (PV) que acompanhou os últimos momentos de despedida do advogado repercutiu com o T1 Notícias um pouco dessa trajetória.

“O Doutor Assis representou toda uma geração. Era um exemplo de dignidade e honra, de homem absolutamente compromissado com a ética. Ele foi presidente do PMDB no Goiás e no PSDB aqui do Tocantins e militou sempre com foco na redemocratização do país”, disse.

Ele ressaltou ainda que esta perda se dá não somente no campo jurídico, mas particularmente para ele que tinha uma relação pessoal com Assis Brandão. “Eu tive o privilégio de conviver na intimidade com ele e com família dele. Hoje estou uma tristeza muito grande, pois além de perder homem, advogado, empresário eu perdi um grande amigo, um referencial que eu sempre tive”, completou.

O pai de Freire, o ex-deputado José Freire e o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), também esteviveram presente no velório e prestaram suas homenagens.

Comentários (0)