Provas do Concurso Público Nacional Unificado acontecem no dia 5 de maio

Mais de 24 mil pessoas do Tocantins se inscreveram; provas serão aplicadas em Palmas, Araguaína e Gurupi

Crédito: Freepik

Acontece no dia 5 de maio o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), mais novo modelo de seleção de servidores públicos criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). No Tocantins, as provas serão aplicadas em três municípios do estado: Palmas, com 14.593 candidatos inscritos, Araguaína, com 7.003, e Gurupi com 2.521.


 

Com 2,1 milhões de inscrições, o CPNU já é o concurso com o maior número de candidatos realizado no Brasil, superando os recordes anteriores, dos certames do Banco do Brasil de 2021 e 2022, que registraram, respectivamente, 1,6 e 1,5 milhão de inscritos.

 

Provas

 

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Cesgranrio, divulgou no mês de abril os horários de abertura e fechamento dos portões, bem como de início e duração das provas. Os candidatos devem se atentar aos horários para evitar atrasos e imprevistos. O CPNU será aplicado simultaneamente em 228 cidades do país. 


 

Pela manhã, os portões serão abertos às 7h30 (horário de Brasília). Nesse turno, os inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7), responderão 20 questões objetivas - de múltipla escolha - sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico. Para o bloco de nível médio (bloco 8), os candidatos farão 20 questões objetivas - de múltipla escolha - e uma redação.  

 

No período vespertino, os portões abrirão às 13h (horário de Brasília). À tarde, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7), responderão a 50 questões objetivas - de múltipla escolha - de conhecimentos específicos. Enquanto os inscritos no bloco de nível médio farão mais 40 questões objetivas - de múltipla escolha. As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino. 

Comentários (0)