Saúde do Tocantins quer alertar sobre a importância do tratamento da tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninge

em 2023 foram registradEm 237 novos casos de tuberculose no Tocantins
Descrição: em 2023 foram registradEm 237 novos casos de tuberculose no Tocantins Crédito: Ellayne Czuryto/Divulação

A fim de conscientizar a população tocantinense sobre a relevância do tratamento da tuberculose, além de repassar orientações para a prevenção e o diagnóstico precoce, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) planeja alertar sobre a importância do tratamento da doença, lembrado no dia 24 de março.


A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges. De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 2023 foram registrados 237 novos casos de tuberculose no Tocantins.


O enfermeiro da área Técnica da Tuberculose da SES-TO, Rhonner Marcílio Lopes Uchôa, explica que o intuito da campanha é alertar a sociedade civil sobre os sinais e sintomas da doença e incentivar a procura pelos serviços de saúde. Além disso, é importante mobilizar os profissionais de saúde quanto à busca ativa de casos novos, realização de exames de escarro e realização de exame dos contatos entre os registrados.


“Também é relevante divulgar a oferta do tratamento completo no SUS e promover atividades de educação em saúde que favoreçam a redução do estigma e do preconceito que permeiam a doença”, informou.


O médico pneumologista do Hospital Geral de Palmas (HGP), Jesian Aguiar, explica quais os principais sintomas da tuberculose. “No início é tosse seca contínua e depois com presença de secreção por mais de três semanas, cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, fraqueza e prostração”.


O especialista explica que “o diagnóstico pode ser feito pelo exame do escarro, baciloscopia de escarro ou cultura para BK (Bacilo de Koch) ou teste rápido molecular para a TB. Outros exames que podem auxiliar no diagnóstico são o RX de tórax, teste tuberculínico, histopatológico”.


Prevenção

 

A vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é indicada para prevenir as formas graves de tuberculose (Miliar e Meníngea). O esquema de vacinação é em dose única o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade, ou até quatro anos, se a criança nunca tiver sido vacinada.


Também é recomendado manter os ambientes ventilados e com luz solar, se alimentar bem e praticar atividades físicas. Caso infectado, é necessário fazer o tratamento e usar máscara para evitar a proliferação.

Comentários (0)