Servidores da Adapec param atividades em protesto nesta 2ª

Manifestantes protestam contra a possibilidade de extinção ou fusão do órgão

Servidores se vestem de preto em protesto
Descrição: Servidores se vestem de preto em protesto Crédito: Ana Mariana/Sisepe

Servidores da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizam ato público, durante esta terça-feira, 25, na frente do órgão, em Palmas, com a suspensão das atividades do órgão, para protestar contra a possibilidade de extinção ou fusão do órgão.

 

Segundo informações do presidente do Sindicato dos Inspetores de Defesa Agropecuária do Tocantins (Sindidefesa), Antonio José de Sousa, o manifesto deve durar o dia todo. “Fomos recebidos pelo presidente da Adapec [Humberto Viana] e ele nos garantiu que não há qualquer confirmação sobre a extinção do órgão e que inclusive o Estado vai divulgar uma nota oficial negando a extinção. Estamos aguardando e continuamos este ato de um dia em defesa da manutenção da Adapec”, afirma.

 

O protesto ocorre após reunião entre o governador Marcelo Miranda e o secretariado, realizada na tarde de segunda-feira, 24, para anunciar medidas de contenção de despesas, elaboração do Plano Plurianual PPA 2016-2019, aumento de alguns impostos e cortes em Programas.

 

Confira na íntegra nota enviada pela Secretaria de Comunicação do Estado sobre a Adapec:

 

Nota Secom

O Governo do Tocantins informa que os estudos referentes à redução da estrutura administrativa do estado não tratou e nem cogitou extinguir ou fundir a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). As informações a esse respeito divulgadas na imprensa não tem qualquer fundamento, uma vez que o órgão tem finalidade específica e é fundamental para a economia tocantinense. 

 

A única determinação feita pelo governador Marcelo Miranda durante reunião com o secretariado nesta segunda-feira, 24 de agosto, que diz respeito à Adapec, trata tão somente de empreender esforços para reduzir as despesas do estado com aluguel, com a revisão dos contratos de locação e um possível agrupamento de escritórios de alguns órgãos estaduais num mesmo endereço.

 

O governador Marcelo Miranda reitera o seu compromisso de promover o equilíbrio financeiro das contas públicas, elevar a eficiência da gestão, aumentar a capacidade de investimento do estado, cumprir com os compromissos assumidos com a sociedade tocantinense e, sobretudo, preservar o emprego. Ações que só serão bem sucedidas com o envolvimento de todos, em especial, do servidor público estadual.

 

(Matéria atualizada às 11h45)

Comentários (0)