Tocantinenses com cadastro no SUS passam a contar com sistema de telemedicina

O serviço foi lançado nesta terça-feira, pelo governo do Estado e disponibiliza o serviço de atendimento com consultas on-line em chamada de vídeo e prevê atender cerca de 1,5 milhão de pessoas

Governador do Tocantins, Mauro Carlesse.
Descrição: Governador do Tocantins, Mauro Carlesse. Crédito: Washington Luis/Governo do Tocantins

Está disponível a partir desta terça-feira, 18, o "TO Saúde", um sistema de consultas médicas on-line que podem ser feitas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), através deste link. O serviço foi lançado pelo governador do Estado, Mauro Carlesse, em uma transmissão ao vivo pelos canais oficiais do Governo na internet. Carlesse informou que o Tocantins é o primeiro estado na região norte do país a colocar o sistema de telemedicina em funcionamento.

 

O TO Saúde oferece 22 especialidades, dentre elas constam Nefrologia, Gastroenterologia, Geriatria, Infectologia, Dermatologia, Ginecologia, Cardiologia, Endocrinologia, Hematologia, Mastologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Psiquiatria, Reumatolia e Urologia, incluindo no campo da pediatria, além de Nutrição, Alergia e Himunologia Pediátrica.

 

O governador Mauro Carlesse considerou o avanço no serviço de Saúde pública no Estado com a implantação do sistema TO Saúde. “Cada decisão nossa é baseada no progresso dos serviços prestados em atendimento à nossa população. Essa plataforma vai reduzir muito as filas de pessoas que esperam por uma consulta médica. As teleconsultas servirão, inclusive, para tirar dúvidas dando ao paciente o direito a uma segunda opinião médica também pelo sistema de teleconsulta”, informou o Governador acrescentando que o serviço dará mais qualidade de vida ao tocantinense.

 

Thiago Maciel, presidente da Agência de Tecnologia da Informação, fez a apresentação de como a plataforma funciona. O serviço está disponível exclusivamente para as pessoas que têm o cartão SUS cadastrado no Tocantins. Thiago mostrou como é feito o cadastro do paciente no portal que será válido para o login que será criado pelo sistema.

 

Para o secretário municipal de Saúde do município de Caseara, que é presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Rondineli da Silva, o TO Saúde “é inovador e, pra nós, é uma conquista sem medida, pois o atendimento por telemedicina, nós temos a solução para pessoas que moram em locais distantes de hospitais e das especialidades”, afirmou Rondineli encerrando com a frase “viva o SUS”.

 

Também estavam presentes no lançamento do TO Saúde o vice-governador do Estado, Wanderlei Barbosa e o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, que informou que o TO Saúde irá atender cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Comentários (0)