Tom Lyra lança obra "A Subida - Travessia do Rio Araguaia"

O evento foi realizado no pátio da escola Estadual de Araguacema e contou com a participação de mais de 800 pessoas; lançamento na capital será dia 20

Crédito: Reprodução

Nesta terça-feira, 5, o araguacemense Tom Lyra, de 55 anos, fez o lançamento oficial de sua obra "A Subida - Travessia do Rio Araguaia". O evento foi realizado no pátio da escola Estadual de Araguacema e contou com intensa participação de mais de 800 pessoas, entre alunos de todas as escolas municipais e estaduais, autoridades locais , amigos e grande parte da sociedade araguacemense.

 

Na oportunidade, Tom Lyra ressaltou que o momento foi inexplicável por realizar seu sonho de deixar um legado às futuras gerações sobre o majestoso Araguaia e destacou que o araguacemense sempre teve o interesse pela leitura em todas as gerações. “Algo que começou tão inocente e tomou uma proporção tão especial, com tantas pessoas interessadas em ler meu livro, além de ter tido todo esse apoio da minha cidade natal. Com isso eu expresso minha gratidão”, complementou. 

 

Ainda segundo o autor, fazer um evento dessa natureza em sua cidade natal aumentou sua responsabilidade com os jovens e com a memória cultural da cidade, além de ser uma grande honra presentear o Tocantins com esse trabalho. "O livro possui 493 páginas repletas de grandes aventuras em 40 capítulos, espero em breve retornar a Palmas para fazer o próximo lançamento dia 20 de março", completou Lyra. 

 

O escritor também agradeceu a Academia Araguacemense de Letras (ALA), a todos os diretores das escolas do município, aos professores, ao Pastor Inácio Oliveira, ao colégio Estadual pelo espaço e as pessoas da minha doce Araguacema que sempre acreditaram em mim e no meu trabalho ”, concluiu a autor.

 

O pastor Inácio Oliveira explicou que frente a esse mundo digital, a leitura escrita ficou de lado. “Sempre comento que ao menos no meu caso, as agendas diárias, anotações foram substituídas por uma pasta no celular arquivadas por prints, mesmo com essa tecnologia e avanço, a leitura e a escrita são fundamentais para o desenvolvimento humano. Essa obra vem para validar a leitura escrita e para dizer o quanto é importante continuarmos lendo e escrevendo”, descreveu.  O pastor  ressaltou ainda que o autor, por ser Araguacemense e seu melhor amigo de infância, colocou seu pai como um dos personagens e o causou uma emoção grande. “Eu me senti o próprio autor, cada página é um momento único”, completou Inácio.  

 

Segundo Tom Lyra o livro “A Subida: Travessia do Araguaia”, teve como inspiração uma expedição que teve como ponto de partida Araguacema, e desbravou as águas do rio Araguaia em direção à aldeia Fontoura, dos índios Karajás, na majestosa Ilha do Bananal. “O nosso propósito é nobre: encontrar o xamã Karajá, guardião dos segredos entre o céu e a terra”, relatou.

 

A leitura dispara um feixe de luz ao imaginário do leitor, com aventuras e personagens extraordinários numa imersão transcendental, capaz de despertar e colocar o leitor em um barco imaginário com personagens marcantes numa jornada única.

 

Veja o discurso de Tom Lyra na íntegra:


Estar aqui hoje significa muito mais do que o lançamento de um livro, significa dividir com vocês minha experiência de empreendedorismo e dever cumprido. 

 

Ao convidá-los para um momento tão especial, pensei em tudo o que vivi até hoje e em quem eu gostaria que estivesse comigo na hora de colher os bons frutos do que plantei e escolhi vocês Minha gente de Araguacema para fazer esse primeiro lançamento .

 

 Na verdade, todos que aqui se encontram têm, de alguma forma, participação em minha vida. Como amigos, como conterrâneos, como irmãos, enfim, como companheiros de vida e de lugar de nascimento .


 

O dia de hoje é uma conclusão de muita luta e de muito aprendizado. O livro escrito em três anos e oito meses , vem fechar um ciclo onde me entreguei em busca por saídas, após situações difíceis como a morte prematura do meu irmão , que envolviam muito mais do que problemas econômicos ou sociais, envolviam vida, estar próximo a ela ou estar perdendo-a.  

 

Não escrevi para me enaltecer, resolvi mostrar através da experiência de várias subidas no Rio Araguaia , como podemos vencer obstáculos e seguir em frente, cumprindo nosso propósito com muita força e garra. 

 

Minha história e as histórias que se entrelaçam no livro são de pessoas comuns mas que tem uma extraordinária vontade de realizar, de não deixar que dificuldade traduzam o que são assim como todos nós araguacemenses. 

 

Penso que as dificuldades são “escadas” para uma travessia que levará à concretização de planos e sonhos de muitos mundo afora . 

 

E isto, ao invés de  fazer um livro de personagens perdedores, elevou a categoria de vencedores junto com muitos dos que foram rio acima nessa caravana após o término da subida travessia do Rio Araguaia. 

 

Os personagens vieram, dominaram meu corpo, mas não dominaram minha mente, minha vontade de ser e fazer, minha alegria de viver e de entregar essa obra ao meu povo e ao mundo. 

 

Depois de vencer os obstáculos da minha imaginação na Subida Travessia do Rio Araguaia, passei a valorizar mais o que tenho e também a dinamizar minhas potencialidades porque é isso que essa travessia do Rio Araguaia nos ensina ao concluir a jornada. Vencer é muito mais do que realizar e fazer travessias. É ter a consciência do poder que temos, do quanto podemos transformar e o quanto podemos fazer diferença na vida dos outros seja como exemplo que acho que sou ou apenas com a leitura de um livro. 

 

E foi assim, meus amigos que este livro se concretizou. 

 

Pessoas comuns, com hábitos comuns, mas com privilégios de ter uma extraordinária confiança no poder das escolhas. Uma extraordinária força contra as adversidades. Um amor incondicional pela vida pela natureza e pelos nossos povos originários a exemplo dos Karajás e, por tudo aquilo que ela possa oferecer, de bom ou de ruim.

 

O bom, realizamos e guardamos como lembranças de aquecer o coração. O ruim, deve nos levar à reflexão e a busca por condições que nos fortaleça para que possamos reagir aos enfrentamentos, por isso esse livro é tudo que fui, tudo que sou e tudo que eu gostaria de ser. 


 

Por isso, com muita felicidade recebo vocês aqui. Celebrar comigo esse sucesso, que pode ser de todos os araguacemenses que não deixaram o medo tomar conta; de todos os que buscam sua essência; de todos que prezam a vida a suas extraordinárias possibilidades e que amam nossa doce Araguacema .


 

O meu muito obrigado a todos pela presença, e toda minha alegria por tê-los comigo em uma data tão singular para mim. Meu livro deve ser para vocês um relato de fé, esperança e construção. Uma prova de que o medo não pode diminuir a vontade de ser feliz, de ser inteiro, de ser humano. Pessoas comuns com resultados extraordinários, é a prova de que todos podemos empreender e fazer dos nossos sonhos realidades possíveis. Obrigado.

 

Comentários (0)